Descrição do Processo
A idéia de planejar usando a internet foi desafiadora, pois na maioria das vezes usamos material escrito. No entanto, percebi que o planejamento utilizando essa ferramenta é rico de informações. Informações novas, imagens, e tudo ao nosso alcance.
O único recurso utilizado a não ser o hipertexto/internet foi o pendrive. O próprio ato do planejar utilizando o hipertexto deixa de ser uma atividade desestimulante, envolvendo o educador para aquilo que será apresentado aos alunos. O público alvo foi aluno entre 13 e 15 anos do 9º ano. Foram sorteados 10 alunos para participarem da atividade. A idéia foi bem recebida pelos alunos, não tanto pelo tema, mas porque a proposta seria pesquisar o tema diretamente via internet. Após debate sobre o tema para diagnóstico, os alunos foram levados para o laboratório de informática e apresentados os links e sites que os mesmos poderiam navegar para o sucesso da pesquisa. A proposta seria os alunos pesquisarem sobre as conseqüências da gravidez precoce, qual o índice de grávidas nos Estados brasileiros e qual a proposta dos alunos para ajudar a comunidade a diminuir o índice. A atividade foi recebida com entusiasmo, porque ao final os mesmos divulgariam essa pesquisa para as escolas das regionais. Durante a atividade realizada percebeu-se o envolvimento dos alunos, pois uma informação foi puxando outra, quanto mais os alunos iam pesquisando, mais queriam se aprofundar na pesquisa, pois iam descobrindo informações novas. Os alunos ficaram tão empolgados que não houve nenhum transtorno no envolvimento da atividade. Os alunos foram descobrindo através da pesquisa que o tema diz respeito a todas as disciplinas da escola: A pesquisa remete a geografia, a fatos históricos, a valores, a dados matemáticos. A última atividade foi os alunos realizarem uma proposta para escola trabalhar o tema em 2011 utilizando a internet com mensagens de conscientização entre os jovens adolescentes. (Esse texto é uma pequena atividade do curso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário