sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Conceito de Curriculo e o processo de integraçao de Tecnologias ao Curriculo

Conceito de currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo


                        Pra entendermos currículo é necessário saber que todo planejamento é fundamentado em um determinado tipo de currículo. O Currículo é um processo global da escola.  São os componentes que norteiam o trabalho da escola: conteúdos, atividades, forma de planejamento, o que trabalhar como trabalhar, os caminhos a serem percorridos, qual o objetivo, a cultura da escola. Tudo isso é currículo. Portanto, podemos perceber que o currículo é todo esse conjunto visando o sucesso do processo educacional.
Dentro do currículo está o jeito particular de cada instituição. Dentro desse jeito de trabalhar estão os recursos para o alcance dos seus objetivos, para tanto as tecnologias estão inclusas no currículo como instrumentos facilitadores. Deve fazer parte do currículo o objetivo de encorajar o aluno, explorar, criar, inovar, e isso só acontece dentro das situações de aprendizagem.
As tecnologias dão ao aluno oportunidades de errar e refazer e deixa de ser um mero participante do processo e passa a construir sua própria aprendizagem. Portanto, para que  as propostas pedagógicas sejam significativas o currículo deve conter os recursos tecnológicos necessários para isso.  A inclusão das tecnologias ao desenvolvimento do currículo pode acontecer através de projetos educacionais, pois as atividades através de projetos direcionam o dia-a-dia da escola.

Pensando sobre possíveis mudanças e contruibições das tecnologias

Diante das transformações tecnológicas que vivemos, é imprescindível que a escola repense seu currículo para o processo educacional se torne eficaz. A escola está aquém das necessidades para a formação do cidadão que a atual sociedade exige. No entanto, é necessário primeiro.que haja uma mudança radical dentro da escola. Antes de mudar o currículo, ha uma necessidade de mudança nos recursos humanos.Capacitação, e acima de tudo, vontade de se enquadrar nesse novo processo. As tecnologias inova, transforma, desperta, mas impõe medo aos atuais educadores. Muito, as tecnologias podem fazer para a transformação da educação, para atrair os alunos à escola, para incitar aos alunos à pesquisa e a novas descobertas. O processo atual da educação não forma, nao incentiva aos estudos e repele os estudantes. A escola pode ser capaz de mudar tudo isso, se trabalhar de acordo com as expectativas dos educandos. Tais expectativas seriam geradas pelo uso das tecnologias. Portanto, acreditamos que se houvessem mais investimentos nas escolas visando essa transformação poderíamos ter uma escola pronta para formar o cidadão para o atual mundo globalizado. A educação baseada no texto escrito através dos livros torna ultrapassado o processo de  ensinar, principalmente porque o aluno atual precisa construir seu próprio conhecimento, e as tecnologias pode proporcionar essa construção através das novas informações a cada dia. É tudo muito rápido, novo, é justamente isso que encanta àqueles que se apropriam das novas tecnologias

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Processo atividade: Gravidez na adolescência

Descrição do Processo

            A idéia de planejar usando a internet foi desafiadora, pois na maioria das vezes usamos material escrito. No entanto, percebi que o planejamento utilizando essa ferramenta é rico de informações. Informações novas, imagens, e tudo ao nosso alcance.
O único recurso utilizado a não ser o hipertexto/internet foi o pendrive. O próprio ato do planejar utilizando o hipertexto deixa de ser uma atividade desestimulante, envolvendo o educador para aquilo que será apresentado aos alunos. O público alvo foi aluno entre 13 e 15 anos do 9º ano. Foram sorteados 10 alunos para participarem da atividade. A idéia foi bem recebida pelos alunos, não tanto pelo tema, mas porque a proposta seria pesquisar o tema diretamente via internet. Após debate sobre o tema para diagnóstico, os alunos foram levados para o laboratório de informática e apresentados os links e sites que os mesmos poderiam navegar para o sucesso da pesquisa. A proposta seria os alunos pesquisarem sobre as conseqüências da gravidez precoce, qual o índice de grávidas nos Estados brasileiros e qual a proposta dos alunos para ajudar a comunidade a diminuir o índice. A atividade foi recebida com entusiasmo, porque ao final os mesmos divulgariam essa pesquisa para as escolas das regionais. Durante a atividade realizada percebeu-se o envolvimento dos alunos, pois uma informação foi puxando outra, quanto mais os alunos iam pesquisando, mais queriam se aprofundar na pesquisa, pois iam descobrindo informações novas.  Os alunos ficaram tão empolgados que não houve nenhum transtorno no envolvimento da  atividade. Os alunos foram descobrindo através da pesquisa que o tema diz respeito a todas as disciplinas da escola:  A pesquisa remete a geografia, a fatos históricos, a valores, a dados matemáticos. A última atividade foi os alunos realizarem uma proposta para escola trabalhar o tema em 2011 utilizando a internet com mensagens de conscientização entre os jovens adolescentes. (Esse texto é uma pequena atividade do curso)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Wikipédia

E uma ferramente que pode auxiliar muito o trabalho de todas as disciplinas em sala de aula. Por ser fácil e prática, oportunizando a todos os alunos de acessarem.  É riquissima principalmente na área de Linguagem e humanas. Pois proporcina os alunos a conhecerem os termos usados em nossa lingua e em outras, fazendo comparaçoes dos termos e suas distinçoes em relaçao aos diversos paises.

Hipertexto: Descobrindo seu conceito

Hipertexto: Descobrindo seu conceito
Quando pensamos em hipertexto, nos remetemos  automaticamente em um texto enorme, chato de se ler, exaustivo. No entanto quando nos referimos ao seu conceito real, é um texto em formato digital que agrega um conjunto de informaçoes, textos, imagens, sons interligados entre si. Hipertexto tambem pode ser denominado como uma rede de informaçoes como um ligamento de dados facilitando a navegaçao. Constantemente visitavamos hipertexto, porem, nao denominavamos com tal nomeclatura porque nao associavamos todos esses links interligados como um único texto e sim como se fosse varias fontes em separados. No entanto, percebemos que esses vários textos, se entrelaçam formando um único texto.  A contribuiçao do hipertexto para a educaçao é sem dúvida uma ferramenta fundamental para alunos e educadores no sentido de impulsionar  à pesquisa e à produçao textual , bem como alavanca o processo de aprendizagem de forma involuntária, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários do hipertexto participam ativamente de um processo de busca e construçao do conhecimento. Um outro exemplo de hiperteto e que causa controversia é a Biblia Sagrada, mas todas as informaçoes da Biblia levam a outras fontes de informaçoes, dados, historias interligando-se uma das outras, tornando a leitura interessante e proporcionando interatividade entre os textos. Levando-se em consideraçao o hipertexto em seu formato digital os mais conhecidos atualmente são: world, wide, web. Percebemos entao, que o conceito de hipertexto é amplo desde que contenham suas caracteristicas principais: interatividade, precisao, dinamismo, acessibilidade, estrutura em rede e  organizaçao multilenear. A experiência de se ler um texto visitando várias fontes de informaçoes ao mesmo tempo, continuando interligado ao texto inicial é uma prova viva da riqueza do hipertexto a qualquer leitor ou escritor que busca informaçoes de forma criativa e  dinâmica. Faz  com que o leitor nao pàre e com isso, o resultado e a continuidade da leitura e da busca de informaçoes de maneira espontânea. Foi uma das tarefas mais prazeirosas no curso até entao. “Aprendendo com as TIC.”